Fandom

Infomedica Wiki

A Importância do Pré-natal

207 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0 Compartilhar

Editor: Adriane de Lima Giese Colaboradores: Gabriel Knop e Letícia Emiko Suzuki

O que é pré-natal?

É o acompanhamento médico e de outros profissionais da saúde de uma mulher durante a gravidez.

Nesse período, o médico acompanha a mulher e todo o desenvolvimento do bebê que está crescendo no útero da mãe. Ele vê as alterações que ocorrem no corpo da futura mãe, procura por doenças da mulher que podem prejudicar a criança, e orienta para que ela tenha uma gravidez tranqüila, saiba lidar com as mudanças que estão ocorrendo, e a ajuda a ficar pronta para o parto e para cuidar do bebê depois.

Por que fazer pré-natal?

O acompanhamento pré-natal foi criado com o objetivo de que todas as gravidezes terminem com o nascimento de um recém-nascido saudável sem prejuízos à saúde da mãe.

É muito importante que uma mulher grávida faça o pré-natal, pois isso pode evitar problemas com a mãe o bebê, além de dar a futura mãe mais tranqüilidade e confiança durante esse período tão especial na sua vida.

Fonte: www.lizandramenezes.blogger.com.br/pure_10.jpg

Do que é feito o pré-natal?

Ele é formado por consultas médicas e de outros profissionais da saúde, que irão acompanhar a saúde e as transformações que ocorrem no corpo da mulher nesse período.

É importante que o atendimento seja iniciado logo que houver suspeita de gravidez, sendo aconselhável que se inicie nos primeiros meses de gravidez. Então a gestante irá visitar o médico a cada mês, e quando chegar no final da gravidez a cada 15 dias, e finalmente, a cada semana no último mês de gestação.

O médico irá avaliar a quanto tempo sua paciente está grávida, para que em cada época da gravidez ele possa dar a assistência adequada para a futura mãe e seu bebê, além de estimar quando o bebê irá nascer.

Ele vai perguntar para a paciente sobre a sua vida passada, ou seja, todas as doenças que teve, as outras gestações, os outros partos e as doenças de sua família, para que possa suspeitar de problemas que possam ocorrer nessa gravidez, prevenindo eles ou então fazendo um tratamento eficaz se acontecerem.

É muito importante a paciente não esconder nada do médico, ela não pode ter vergonha de nada, pois o médico está ali para ajudar, e qualquer informação pode ser importante para a saúde do bebê.

Depois o doutor vai dar dicas para que a gestante tenha uma boa gravidez, falando sobre sua alimentação, exercícios que ela pode fazer, a importância dela não fumar, não beber e não usar drogas, além de sinais que possam indicar que esteja acontecendo algum problema.

A criança agradece toda a dedicação da mãe, sabemos o quanto é difícil para um viciado deixar de fumar, beber ou usar drogas, porém isso é fundamental para a saúde do bebê; além de um estilo de vida mais saudável, se alimentando com comidas mais leves, rica em verduras, legumes e carnes e com pouca gordura e açucares. A vida ao ar livre e os exercícios, quando não muito pesados, também ajudam bastante no desenvolvimento da criança.

Chegando no final da gestação, a mulher vai ganhar informações sobre o parto, a importância do aleitamento materno e cuidados com seu futuro filho.

Fonte: www.biocomputer.vilabol.uol.com.br/biologia.htm

Que exames são feitos?

Durante a gravidez, para que tudo ocorra bem, é preciso fazer exames periodicamente, para garantir que tanto a mãe quanto a criança estejam em boa saúde.

Em todas as consultas, o médico irá examinar a paciente, vendo seu peso, altura, pressão arterial, vendo o crescimento da barriga, a posição do bebê na barriga, e escutando o coração do bebê batendo.

Nos primeiros três meses, é necessário fazer exames de sangue, para ver o tipo de sangue da mãe, se está com anemia ou alguma infecção e de urina, para ver se há infecção urinária.

Também alguns exames para doenças específicas, que podem prejudicar o bebê, principalmente a sífilis, toxoplasmose (a doença do gato), hepatite e a AIDS. Outra doença importante que pode ocorrer na gestação é a diabetes, que também deve ser pesquisada.

Fazer um ultra-som também é importante nessa época, para ver a idade do bebê e se ele apresenta alguma malformação.

No meio da gestação, devem-se repetir alguns exames, o de sangue para ver anemia e infecções, urina, sífilis e diabetes.

Nos últimos três meses da gravidez deve-se repetir novamente, o exame de sangue, de doenças como a sífilis e a AIDS, além de se necessário, fazer um novo ultra-som para ver se está tudo bem com o bebê.

É muito importante a mulher fazer todos esses testes, e não se preocupar muito se algum deles vier alterado. Atualmente, os médicos têm condições de tratar a maioria dessas doenças, ou então, pelo menos controlá-las para que tragam o menor prejuízo possível para a mãe e seu bebê.

Aonde fazer o pré-natal?

O acompanhamento pré-natal é normalmente feito por médicos do posto de saúde. Para isso, é preciso somente que a mulher que está suspeitando que está grávida vá até o posto mais próximo de sua casa, onde irá receber as informações necessárias para confirmar a gravidez e fazer o acompanhamento.

Às vezes, quando a mãe ou o bebê apresenta algum problema, é preciso que um médico especializado a acompanhe, então essa grávida será encaminhada do seu posto para um ambulatório de médicos especialistas, ou então ainda para ser internada se necessário.

Outra opção que se fazer o pré-natal é no consultório de um médico particular, normalmente o obstetra (que é o médico especialista em grávidas), onde a gestante pode ser conveniada por um plano de saúde ou então pagar consultas particulares.

Mas não faz diferença o lugar, o importante é que a grávida tenha um acompanhamento pré-natal!

E se ele não for feito?

O pré-natal feito certo, como deve ser, com a gestante indo a todas as consultas e fazendo todos os exames adequados, além de seguir as orientações do médico, é a principal maneira de diminuir os problemas na gravidez e no parto.

É muito importante que mesmo se a mulher não tenha certeza se está grávida, mesmo se for uma gravidez indesejada e mesmo se ela estiver com medo ou confusa, mesmo assim procurar ajuda, ir ao médico, porque ele é a pessoa mais indicada para orientar e ajudar a mulher nesse momento.

Não esqueça:

Gravidez = Pré-natal

Links

- Clube do bebê - http://www.clubedobebe.com.br/Palavra%20dos%20Especialistas/obst-11-00.htm

- Click filhos - http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=A+import%E2ncia+do+pr%E9+natal

- Link do bebê - http://www.linkdobebe.com.br/saude/prenatal.htm

- Meu bebê online - http://www.infonet.com.br/meubebe/gravidez.htm

- e-familynet Portal -http://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/consultas.htm

Fontes Bibliográficas

- MINISTÉRIO DA SAÚDE; Programa De Humanização Do Pré-Natal. Disponível em: dtr2001.saude.gov.br/editora/ produtos/livros/genero/livros.htm Acessado em Out. 2005.

- ALENCAR JR. CA - Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia. Assistência Pré-Natal. Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/081.pdf. Acessado em Out. 2005.

- UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetivos da assistência Pré-natal. Disponível em: http://www.lampada.uerj.br/obst/tecpn.html. Acessado em Out. 2005.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória