Fandom

Infomedica Wiki

Resumos

Categoria

207 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Discussão0

A Importância do Pré-natal - O acompanhamento médico de uma mulher durante a gravidez chama-se pré-natal. Nele, o médico ajuda a mãe e seu futuro bebê a passar por uma gravidez e parto tranqüilos. Ele é importante para que a criança nasça saudável, e consiste em várias consultas, onde a mulher vai conversar com o médico, ele vai orientá-la a como ter uma gravidez saudável e tratar se ela apresentar algum problema.

Aborto - O aborto é a interrupção da concepção, podendo ser espontâneo ou induzido. É uma prática proibida no Brasil, com a exceção de casos em que traga riscos à saúde da mãe ou quando a gravidez é decorrente de estupro. Um aborto mal conduzido leva a danos negativos a vida materna.

Acidentes Domésticos em Crianças - Acidente doméstico é aquele que acontece dentro de casa, realizando ações rotineiras. As crianças são umas das maiores vítimas desse tipo de acidente, podendo ser de diversas formas: afogamento, asfixia, quedas, queimaduras, intoxicação, entre outras. A melhor forma de evitar acidentes domésticos é a prevenção. 

Acidentes por intoxicação - Sejam decorrentes de produtos químicos, medicamentos ou plantas, representam umas das principais causas de atendimentos nas emergências hospitalares. Normalmente ocorrem por falta de cuidado no uso destas substâncias, ou, no caso das crianças, por irresponsabilidade dos pais. Ter noções de prevenção torna-se importante para evitá-los.

ACNE- A acne é uma dermatose de predisposição genética, tem relação importante com as modificações hormonais e outros fatores como o estresse, ansiedade, depressão, algumas doenças e certos medicamentos. As principais formas de acne são a acne vulgar e a acne rosácea. É uma doença típica de adolescente, porém não exclusiva.

Alienação Parental- Síndrome da alienação parental é um termo recente e que muitas pessoas não tem conhecimento, por isso o objetivo deste trabalho é divulgar e esclarecer à população sobre o que é a síndrome da alienação parental, as consequências para as pessoas envolvidas, e também um pouco dos aspectos jurídicos.  

Anemia - A anemia é muito prevalente e seus sintomas podem passar despercebidos. O tratamento com sulfato ferroso é simples, porém deve-se conhecer os efeitos colaterais e tempo certo de administração para se chegar a cura. A prevenção é a parte mais importante e se baseia em uma dieta adequada.

Anorexia nervosa- A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que acomete principalmente adolescentes do sexo feminino. Ocorre uma perda de peso auto- induzida, que está associada a uma alteração na percepção da forma e peso do corpo, levando a uma preocupação exagerada em relação ao físico além do temor intenso de engordar.

Apneia do sono - Apneia do sono é definida por pausas (apneia) ou redução (hipoapneia) da respiração, devido o colapso das vias aéreas, durante o sono por no mínimo 10 segundos. Sonolência excessiva e roncos são os principais sintomas. Maior incidência em obesos. Polissonografia é utilizada no diagnóstico. O principal tratamento é o CPAP.

Artrite Idiopática Juvenil - A Artrite Reumatoide Juvenil é uma doença que ocorre em crianças e adolescentes menores de 16 anos; é de caráter crônico e sua principal característica é o aparecimento de artrite em diversas articulações do corpo, não há causa especifica da doença e seu tratamento é baseado em combater seus sintomas. 

Autismo - O autismo é uma doença neuropsiquiátrica com grande repercussão sociofamiliar, iniciada antes dos 3 anos de idade. Não tem etiologia definida e acomete mais o sexo masculino. O diagnóstico é exclusivamente clínico e tem como tratamento a psicoterapia e uso medicamentos.

Automedicação e os Antiinflamatórios não Esteróides -Os antiinflamatórios não esteróides são os medicamentos mais utilizados na automedicação no Brasil. Por agirem na maioria das células eles interferem em funções fisiológicas normais e consequentemente acarretam efeitos colaterais diversos. Os pacientes buscam primariamente os AINES como antitérmicos e analgésicos, porém existem remédios que causam menos efeitos colaterais.

Benefícios e Malefícios dos Jogos Eletrônicos -  Com o crescente numero e jogadores, torna-se patente a investigação sobre as consequências que a prática de jogos eletrônicos traz a seus usuários, sejam elas positivas ou negativas.Serão abordados os aspectos já conhecidos mais relevantes, visando oferecer ao leitor uma visão dos dois aspectos de forma imparcial.

Botulismo - Botulismo é uma doença que causa grande número de mortes e por isso deve ter preferência nos atendimentos hospitalares, sendo assim esse trabalho objetiva esclarecer à população sobre o que é botulismo bem como os aspectos clínicos da doença, dando enfoque no botulismo alimentar.

Câncer de Colo de Útero - O câncer de colo de útero é um problema de saúde publica é o terceiro mais comum em mulheres, está intimamente relacionado com o vírus HPV, possui um desenvolvimento lento e pode ser diagnosticada precocemente com facilidade, através do exame de Papanicolaou, quando tratado possui  grande potencial de cura. 

Câncer de Pulmão - O câncer pulmonar é o mais comum dos cânceres, sendo uma das principais causas de morte evitáveis. Tem alta incidência de mortalidade devido à maioria dos pacientes ser tabagista. Os tumores podem ser do tipo adenocarcinoma, carcinoma de células escamosas, de pequenas células ou de grandes células.

Cannabis spp.: usos terapêuticos - Este trabalho consiste numa análise técnica e imparcial da polêmica utilização terapêutica da planta Cannabis sativa (conhecida popularmente como maconha), da criação de uma agência reguladora nacional para tanto, dos usos medicamentosos da erva já existentes e das possibilidades futuras, norteadas por estudos de profissionais envolvidos com o tema.

Catapora - Catapora é causada pelo varicella-zoster, um vírus RNA. Acomete mais crianças, sendo geralmente uma doença benigna. Quando em adultos ou adolescentes, ela ocorre de forma mais grave, levando à algumas complicações. Uma vez infectado, o individuo desenvolve imunidade permanente. Atualmente, a vacina é o melhor método de prevenção.

Complicações da Diabetes Mellitus tipo 1 - A diabetes Mellitus mal controlada pode levar a complicações ao longo dos anos. Boa parte das complicações podem ser controladas se descobertas no início e prevenidas se o paciente se cuidar. As principais complicações são: Nefropatia diabética, neuropatia diabéitca, retinopatia diabética, pé diabético, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Complicações Vasculares do Diabetes - A hiperglicemia relacionada ao diabetes é capaz de modificar vasos. Dessa forma, é possível que durante o diabetes exista alterações que podem ser graves, com risco de isquemia, oclusão vascular etc. Tudo isso acabará alterando a função vascular e trará complicações. Retinopatia, nefropatia e pé diabético estão entre suas complicações.

Contracepção na Adolescência - É um tema muito polêmico, pois esbarra com regras legais e familiares. É muito importante conscientizar os jovens dos riscos da realização da relação sexual sem segurança. A maioria dos métodos anticoncepcionais protege somente da gravidez, colocando o jovem ao risco de adquirir uma doença sexualmente transmissível.

Dengue - O dengue é uma doença infecciosa. Possui quatro subtipos e ocorre em áreas tropicais e subtropicais do mundo. As epidemias acontecem no verão, durante ou após períodos chuvosos.  Quando há sintomas, a doença avança seguindo três formas clínicas: dengue clássica, dengue hemorrágica e síndrome do choque associado ao dengue.

Desidratação - É um distúrbio em que há deficiência de água e sais minerais no organismo e que resulta geralmente da diarréia. Todos os anos milhares de crianças morrem por desidratação. Apesar de sua gravidade, tem tratamento, desde que se reconheça logo os sintomas e se tome os devidos cuidados.

Desnutrição - É um desequilíbrio entre a quantidade de nutrientes que o corpo recebe e o quanto ele precisa para seu funcionamento normal.É causada pelo consumo insuficiente de nutrientes.Kwashiorkor, marasmo e nanismo nutricional são suas principais síndromes. Está intimamente relacionada com a baixa condição socioeconômica.

Desvios de Coluna - São alterações que ocorrem no eixo da coluna vertebral, e que provocam modificações funcionais. Os desvios abordados a seguir são cifose, escoliose e lordose. Estes desvios são diagnosticados através de exame clínico, avaliação neurológica, exame radiográfico. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da deformidade vertebral.

Desvios do Desenvolvimento Estatural - O crescimento do ser humano é influenciado por vários fatores. Este texto fala sobre a avaliação do crescimento e a importância do acompanhamento da saúde da criança com atenção, para que se possam corrigir desvios do desenvolvimento estatural.

Diabetes Tipo II - A diabetes mellitus tipo 2 é caracterizada pelo nível elevado de glicose no sangue ocasionado pela resistência insulínica. É uma doença causada tanto pelo fator genético quanto pelo estilo de vida, diretamente relacionado com a obesidade e o sedentarismo. Sua incidência aumentou em jovens, em função dos hábitos de vida. 

Distrofia Muscular - Doença hereditária que causa, principalmente, perdas de massa e função muscular. Ocorre mais em crianças do sexo masculino, com sintomas aparecendo a partir dos 3 anos de idade, em média. Pelo fato de não ter cura, o tratamento visa maior conforto do paciente e retardo da evolução dos sintomas.

Distúrbio do Aprendizado - Cerca de 10% das crianças apresentam algum de déficit de aprendizado, que as levam a um fraco desempenho escolar e uma conseqüente estigmatização frente aos colegas e professores. Estas crianças possuem desabilidades especificas que precisam ser solucionadas através de um acompanhamento especializado e métodos especiais de ensino.

Distúrbios Respiratórios em Neonatos - A mortalidade neonatal ainda é preocupante, nos levando a atenção quanto aos principais fatores predisponentes. Logo, um componente que merece destaque são os Distúrbios respiratórios neonatais (entre eles: síndrome do desconforto respiratório, síndrome de aspiração meconial e taquipneia transitória do RN) causados na maioria das vezes pela prematuridade.

Doença de Huntington - Coreia de Huntington é uma doença genética autossômica dominante causada pela expansão de repetições da trinca de nucleotídeos CAG. Sua manifestação clínica ocorre a partir dos 40 anos, caracterizada por movimentos musculares involuntários, demência e distúrbios emocionais. O diagnóstico é baseado na clínica e na história familiar. Não há tratamento.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - É uma doença prevenível e tratável, associada à resposta inflamatória das vias aéreas e pulmões, com diminuição da capacidade respiratória devido à obstrução do fluxo aéreo, fato usualmente relacionado com a inalação de gases prejudiciais. Caracteriza-se clinicamente como bronquite crônica (tosse produtiva) e estruturalmente como enfisema pulmonar (dificuldade em respirar).

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) - Têm aumentado sua freqüência entre os adolescentes. O descaso dos jovens com a prevenção e o início precoce da atividade sexual são fatores que contribuem para o aumento. Orientação quanto à responsabilidade da prevenção e a consciência da não banalização da atividade sexual são necessárias hoje.

Epilepsia e Convulsão - A pessoa portadora de epilepsia sofre ainda hoje, bastante preconceito por causa do desconhecimento da sociedade sobre esse assunto. Em vista disso, este texto visa esclarecer algumas dúvidas comuns, orientando para um melhor atendimento aos portadores de epilepsia durante a crise e prevenindo complicações desnecessárias.

EsquistossomoseA esquistossomose é uma doença parasitária que atinge entre 2,5 a 6 milhões de indivíduos no Brasil. É causada por um verme trematódeo denominado Schistossoma mansoni. O indivíduo adquire a doença quando entra em contado com água contaminada por larvas do verme S. mansoni em banhos, pesca etc.

Faringoamigdalite - A popularmente conhecida dor de garganta corresponde a uma das queixas mais comuns da prática médica. Consiste de um processo inflamatório que atinge as amígdalas e a faringe.Pode ter origem viral ou bacteriana, sendo que as mais comuns são as virais.Os sintomas são comuns tanto para viral como para bacteriana.

Farmacodermia - Farmacodermias são reações que ocorrem após o uso de alguns medicamentos. As reações podem ocorrer na pele, mucosas ou ser sistêmicas. As formas clínicas mais graves são as Síndromes de Steven Johnson e a Necrólise epidérmica tóxica que possuem alta taxa de morbidade e mortalidade.

Fenilcetonúria - A fenilcetonúria é uma das doenças hereditárias mais comuns de erros de metabolismo de aminoácidos. Nesse sentido, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para evitar as possíveis consequências da doença a qual certamente mudará por completo a vida dos fenilcetonúricos e a das pessoas que os cercam.

Fibromialgia - A fibromialgia é uma síndrome reumatológica crônica e dolorosa, que se manifesta em diversos pontos do corpo e possui várias manifestações clínicas. Seus sintomas e queixas podem causar mudanças nos hábitos de vida e ainda prejudicar a qualidade de vida do doente, sendo o tratamento um trabalho multidisciplinar.

Fisiologia Cardíaca - O coração é um órgão que possui o tamanho um pouco maior que uma mão fechada. Está localizado no mediastino e possui a função de impulsionar o sangue com pressão para as outras partes do corpo, responsável pela distribuição de oxigênio, retirada de gás carbônico e distribuição de nutrientes.

Fisiologia da Lactação- O desenvolvimento das mamas é essencial para que haja produção de leite materno. O estrogênio e a progesterona atuam nesse desenvolvimento, através de crescimento dos sistemas ductais e desenvolvimento do sistema lóbulo-alveolar, respectivamente. A lactação ocorre pela ação da prolactina na secreção e da ocitocina na ejeção do leite.

Fisiologia do Ato Sexual - O texto busca esclarecer os acontecimentos fisiológicos no momento do ato sexual de forma simples e de fácil compreensão. É mostrado a sequência de cadeia fisiológica no sexo masculino e no sexo feminino. Explica as fases em que se divide o ciclo da resposta sexual: desejo, excitação e orgasmo.

Fisiologia renal e formação da urina - A urina é formada através do processamento do plasma sanguíneo pelos rins em suas unidades funcionais, chamadas néfrons, onde ocorrem as etapas de filtração, reabsorção e secreção. Apesar do corpo humano produzir aproximadamente 180 litros de filtrado por dia, apenas 1,5 litro é eliminado diariamente na forma de urina.

Fisiopatologia da Febre - A febre é um sintoma caracterizado como um sinal de alerta do organismo quando se atingem temperaturas acima dos valores normais para o indivíduo (aproximadamente 36,5ºC). O mecanismo básico ocorre quando o nível de termorregulação do hipotálamo é elevado, promovendo ativação do centro promotor de calor.

Gastrite - A gastrite trata-se de uma inflamação da mucosa gástrica na qual pode ser afetada das mais variadas formas (por ex.: alimentos ácidos, stresse, medicamentos, entre outro), causando muita dor e desconforto. Num primeiro momento apresenta-se de forma aguda, que se não tratada pode evoluir a um quadro crônico.

Gravidez EctópicaA gravidez ectópica é causa importante de morte materna no primeiro trimestre além de ser mais comum do que muitos imaginam. Pelo seu potencial de gravidade, a gestação ectópica deve ser diagnosticada precocemente para que a vida da mulher seja preservada além de possibilitar um tratamento menos agressivo. 

Hemofilia - A hemofilia hereditária é causada por um distúrbio na coagulação, possui base genética e acomete principalmente o sexo masculino. A doença é dividida em dois grupos: hemofilia A e hemofilia B, diferenciadas pelo fator de coagulação afetado. Seu sintoma característico é a presença de sangue na cavidade articular.

Hepatites Virais - As hepatites virais são um grande problema de saúde pública mundial. Segundo o ministério da saúde são notificados aproximadamente 33.000 novos casos de hepatites virais anualmente no Brasil. As hepatites A e E apresentam somente formas agudas, já as B, C e D possuem um grande potencial para agravar (cronificar).

Herpes Simples - O herpes simples (VSH) é uma doença infecciosa aguda. O vírus tipo 1 (VHS-I) é o causador das infecções bucais e o tipo 2  (VHS-II)  é causador das infecções genitais. Seu contágio se dá pelo contato íntimo com a pessoa infectada por meio da superfície mucosa ou da lesão infectante.

Hiperatividade - A hiperatividade é um déficit de atenção que atinge de 3 a 5 % da população infanto-juvenil, os sintomas aparecem até aos sete anos de idade. As características predominantes são: agitação, impulsividade e dificuldade de concentração. O tratamento da hiperatividade contém medidas psicossociais e psicofarmacológicas, envolvendo vários profissionais e familiares.

Hiperplasia Prostática Benigna - Hiperplasia prostática benigna é o aumento não maligno do volume da próstata em homens acima de 40 anos. Ela gera sintomas clínicos que têm impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. Exame de toque retal e exame de sangue (PSA) são fundamentais para diagnó

Hiperplasia Suprarrenal Congênita A hiperplasia congênita de suprarrenal é uma doença genética que causa distúrbios no metabolismo à curto e à longo prazo. A informação sobre ela é muito importante porque o diagnóstico deve ser feito no neonato, a partir do teste do pézinho (triagem), para evitar diagnósticos diferenciais errados e sequelas irreparáveis.

Hipertermia Maligna - A hipertermia maligna é uma doença hereditária dominante que acomete indivíduos susceptíveis quando expostos a anestésicos halogenados e succinilcolina. Isto desencadeará uma resposta hipermetabólica que caso não tratada pode evoluir para óbito. A afecção ocorre devido à mutação do receptor rianodina, resultando na liberação exacerbada de cálcio no músculo esquelético. 

Hipertireoidismo - O hipertireoidismo é um doença causada pela produção excessiva de hormônios T3 e T4, ocasionado por um disfunção na glândula tireóide. Tem como principais sintomas: nervosismo, ansiedade e emagrecimento. É uma doença que afeta mais mulheres que homens. O tratamento, na maioria das vezes, é a destruição da glândula.

Hipotermia - A hipotermia é um estado onde o organismo encontra-se com uma temperatura abaixo das condições fisiológicas normais. Isso ocorre quando algum fator faz com que o corpo perca mais calor do que pode produzir. É importante saber como evita-la, seus sintomas ,assim como seus usos para fins benéficos.

HPV - O HPV é encontrado na pele e nas mucosas genitais. Possuem potencial cancerígeno se associados a outros fatores. É transmitido pelo contato direto com a pele infectada, normalmente por meio das relações sexuais. Para prevenção são feitos exames (papanicolau e a colposcopia), além de vacina contra alguns subtipos de vírus.


Infarto do Miocárdio -O infarto agudo do miocárdio é uma afecção passível da redução da sua incidência. Para isso, faz-se necessário algumas mudanças nos hábitos. Contudo, alterações  comportamentais exigem esclarecimento. Desse modo o conhecimento do panorama geral, bem como conhecimento da doença e fisiopatologia atrelada aos fatores de risco contribuem nesse sentido.

Insuficiência Respiratória Aguda - A insuficiência respiratória é uma condição clinica na qual os pulmões não conseguem desempenhar adequadamente sua principal função, a troca gasosa, ou seja, a captação de oxigênio e liberação de CO2está prejudicada. A insuficiência respiratória aguda se caracteriza por uma instalação do quadro clínico abruptamente.

Insuficiência Renal Aguda - A insuficiência renal aguda é uma patologia de rápida evolução que possui diversas causas comprometendo a função renal como equilíbrio hídrico e excreção de metabólitos. É reversível se diagnosticada cedo e são classificadas em três tipos de acordo com a área e a causa: a IRA Pré-Renal, Renal e Pós-Renal.

Leucemias na Infância - Leucemia é o tipo de câncer infantil mais comum. Caracterizado pela produção descontrolada de leucócitos gerado através da mutação nas células linfogênicas ou mielogênicas. A mais comum encontrada é a Leucemia Linfóide Aguda, seguida da Leucemia Mielóide Aguda. Das leucemias crônicas, a mais comum é a Leucemia Mielóide Crônica.

Litíase biliar - O trabalho objetiva explicar principalmente a definição de litíase biliar e como ocorre a formação do cálculo, popularmente chamada de “pedra na vesícula”. Além disso, são mencionados os tipos de cálculos biliares, fatores que aumentam a chance de desenvolvê-lo, sintomas e complicações, como o diagnóstico e tratamento dessa anormalidade.

Mamografia - A mamografia é um exame importante na triagem de câncer de mama e apesar dos avanços tecnológicos segue sendo o padrão ouro para a detecção da doença. Esse texto apresenta a técnica do exame e fatores que interferem na qualidade da imagem.

Osteoporose - A osteoporose é uma doença metabólica caracterizada pela diminuição da densidade do tecido ósseo e/ou aumento da fragilidade do tecido por microalterações na estrutura do osso, levando a um maior risco de fraturas. As principais causas de osteoporose incluem menopausa, velhice, sedentarismo, deficiência de vitamina C e desnutrição.

Osteossarcoma - O osteossarcoma é o principal tumor maligno ósseo, com maior frequência em adolescentes e idosos. Raramente metastatiza para linfonodos, porém a metástase pulmonar ocorre precocemente. A causa do osteosarcoma não é conhecida. Localiza-se preferencialmente na região da metáfise óssea e dentre seus principais sintomas estão dor e inchaço.

Pediculose - A pediculose é uma doença parasitária dermatológica,causada pela infestação por piolho. Existem três formas típicas no homem: pediculose do couro cabeludo (mais comum), do corpo e a pubiana, sendo a primeira de extrema importância à saúde pública, por ser hiperendêmica em várias regiões do mundo, inclusive em áreas do Brasil.

Parto - O parto normal é o processo ministrado pelo organismo materno, ocorrendo secreções de hormônios que auxiliam o útero a contrair, por exemplo, que culminam na expulsão natural do feto. Ele é dividido em fases e tempos, os quais serão exemplificados no texto a seguir.

Pênfigo - O pênfigo pertence às doenças bolhosas auto-imunes raras e pode acometer pele e mucosas. Caracteriza-se pelo surgimento de bolhas intra-epidérmicas consequência da perda da integridade da pele. Devido às manifestações a doença gera um preconceito tanto pelos doentes como pela sociedade que associa como sendo contagiosa e discriminam os portadores.

Pneumonia - Pneumonia é uma doença que acomete os pulmões causando principalmente uma inflamação nos alvéolos pulmonares. Os principais sintomas são tosse, falta de ar e expectoração(catarro). A manifestação da doença varia de acordo com as características do indivíduo, sendo o sistema imune um fator relevante para o não desenvolvimento da doença.

Prevenção de Acidentes de Trânsito - Este trabalho tem intuito de alertar os adolescentes para a necessidade de que seja observada e respeitada as normas de trânsito, dar algumas dicas facilmente aplicáveis no dia a dia sobre prevenção dos acidentes de trânsito, e, também, conscientizar o futuro jovem que prevenir é o melhor remédio.

Psoríase - A psoríase é uma doença crônica que acomete milhares de pessoas em todo o mundo. Pode acontecer em qualquer faixa etária e por esse motivo deve ser de conhecimento de todos. O presente trabalho tem por objetivo fornecer os principais aspectos sobre essa doença.

Refluxo Gastroesofágico no adulto - É a doença mais comum do aparelho digestivo e sua prevalência vem aumentando. É causada por fatores anatomopatológicos e agravada por comportamentais. Por isso, aliada ao tratamento clínico, é muito importante uma mudança na alimentação e nos hábitos de vida. Em alguns casos, recomenda-se o tratamento cirúrgico.

Relacionamento entre Pais e Filhos - Buscamos atualização em temas importantes relativos a relacionamento entre pais e filhos de uma maneira informal. Destacamos o diálogo e a atenção prestada a criança, tipos de pais, superproteção, permissividade e castigo.

Sexualidade na Adolescência - Tema de grande importância e atualidade, por seu papel na educação sexual, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e promoção de uma sexualidade responsável e gratificante. Sendo pertinente neste texto esclarecer o que se entende por adolescência e quais as particularidades que assume a sexualidade na adolescência.

SIDA - SIDA é uma doença causada pelo vírus HIV que afeta as células de defesa do organismo humana, deixando o corpo susceptível a doenças. Não tem cura, por isso é muito importante se prevenir e também realizar o teste para saber se possui a doença para tratá-la com antecedência.

Síndrome de Guillain-Barré - A síndrome de Guillain-Barré é uma doença auto-imune caracterizada pela destruição da Bainha de Mielina, resultando em comprometimento da condução nervosa. A gravidade está relacionada com paralisia da musculatura respiratória, sendo necessária assim a monitoração do paciente. O tratamento envolve a plasmaferese e a administração de Imunoglobulinas.

Tabagismo - Tabagismo é o hábito de fumar. A nicotina é a substância presente no cigarro responsável por causar dependência química. O fumo é a principal causa de morte evitável no mundo, totalizando cinco milhões. Fumar é fator de risco para vários tipos de câncer (principalmente de pulmão) e doenças cardiovasculares.

Técnicas Anestésicas - A anestesia, do grego “a aisthesis”, ausência de sensação, é um método utilizado em situações que se deseja anular a sensibilidade e a dor para algum procedimento médico, como exemplo uma cirurgia. Existem duas formas fundamentais de utilização: anestesia geral e regional, cujas técnicas serão descritas neste texto.

Tétano - O tétano é uma doença infecciosa aguda não-contagiosa e imunoprevenível, causada por uma toxina, a tetanospasmina, produzida pelo bacilo gram-positivo Clostridium tetani, que afeta o sistema nervoso central causando um distúrbio neurológico caracterizado por hiperexcitabilidade neural manifestando-se na forma de contrações musculares intermitentes e rigidez generalizada desencadeados por diversos estímulos.

Transtorno Obsessivo Compulsivo - TOC - O TOC é uma das doenças psiquiátricas mais comuns na atualidade, muita gente tem e por receio não procura ajuda. Pensamentos ilógicos invadem a cabeça do indivíduo, a ansiedade é inevitável. As manias acabam surgindo na tentativa de aliviar a ansiedade gerada pelas idéias incomodas.

Transtornos da Personalidade Limítrofe - O Transtorno de Personalidade Limítrofe ou Borderline é multifatorial, ou seja, não tem uma única causa, o auge dos sintomas aparece no início da idade adulta e são: o medo do abandono, impulsividade, instabilidade de humor, problemas de autoestima e identidade e comportamento autodestrutivo, sendo mais frequente em mulheres.

Tuberculose - Doença infecto-contagiosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis que afeta principalmente os pulmões. Sintomas pulmonares: tosse persistente produtiva ou não, febre, sudorese noturna e emagrecimento. Transmissão: contato com aerossóis espirrados pela fala, tosse ou espirro. Prevenção: vacina BCG e tratamento dos doentes. Diagnóstico: clínico, exames laboratoriais e de imagem. Tratamento: antibióticos

Vacinação - É uma das medidas mais importantes de prevenção em saúde, devendo ser iniciada na infância e seguir as orientações do calendário para que sejam diminuidos os riscos da pessoa apresentar doenças e complicações de saúde poderiam comprometer o seu desenvolvimento e qualidade de vida.

Vulvovaginites - Manifestações inflamatórias do trato genital feminino que podem ter causas infecciosas como bactérias, fungos, protozoários ou vírus e não infecciosas como corpos estranhos, alergias, traumas alterações de tecido entre outras. Dentre as mais freqüentes estão a tricomoníase, a candidíase, herpes simples e gonorréia.

Páginas na categoria "Resumos"

Esta categoria possui apenas a página a seguir.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória