FANDOM

Editora: Alessandra Ponath Colaboradores: Camila Ferrari Ribeiro,Cristian Sbardelotto

A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública, sendo particularmente crescente o número de gestações e partos abaixo dos 14 anos.

A contracepção nessa faixa etária é um tema polêmico, principalmente pela discordância existente entre os princípios éticos e a lei. É muito importante que os adolescentes estejam familiarizados com os métodos de contracepção para que diminuam as gravidezes indesejáveis e se protejam das doenças sexualmente transmissíveis.(DSTs)

Há vários e diferentes métodos de contracepção disponíveis para serem utilizados.

Existem os métodos chamados comportamentais como a tabelinha, o método do muco cervical, o método da temperatura basal e o coito interrompido.

Existem também os métodos reversíveis ou temporários. Esses se dividem em métodos temporários de barreira, que são os agentes espermaticidas, o preservativo masculino (condom, camisa de Vênus), o preservativo feminino (condom feminino)e o diafragma. Outra divisão são os métodos temporários hormonais, que são as pílulas anticoncepcionais, os anticoncepcionais injetáveis e o dispositivo intra-uterino (DIU).

Por último existem os métodos irreversíveis, dentre os quais destacam-se a vasectomia feita no homem e a ligadura de trompas (laqueadura) feita nas mulheres.

A tabelinha consiste em suspender as relações sexuais no período fértil da mulher.

O método do muco cervical também consiste em suspender as relações sexuais no período fértil, porém a mulher precisa conhecer bem o seu corpo, pois no período fértil a secreção que sai da vagina da mulher fica diferente e esse método é justamente baseado nisso. É importante lembrar que corrimentos podem alterar essa secreção e confundir a mulher.

O método da temperatura basal baseia-se no aumento de temperatura que ocorre durante a ovulação na mulher. Porém existem vários problemas que podem alterar a temperatura do corpo da mulher, como: gripes e noites mal dormidas.

O método do coito interrompido é um método onde o homem retira o pênis da vagina da mulher antes de ejacular. É muito importante lembrar que esses métodos não são 100% seguros para evitar a gravidez e o pior nenhum deles protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.juntamente com esses métodos deverá ser utilizada a camisinha masculina ou a feminina.

Os agentes esperrmaticidas matam ou inativam os espermatozóides.

O diafragma é uma membrana que é colocada na vagina da mulher para cobrir o útero. Nesse caso, cada vagina tem um tamanho certo que deve ser medido pelo médico ginecologista. Lembrar que esses dois métodos citados acima também não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Exemplo de um diafragma. Fonte: http://www.unioeste.br

Agora vamos falar um pouco da camisinha masculina, o preservativo ou condon masculino. É muito importante que as pessoas se conscientizem que a camisinha deve ser usada em todas as relações sexuais, pois além de protegerem contra as gravidezes indesejáveis protege também contra as DSTs. A camisinha é uma bainha de borracha, vinil ou produtos naturais que pode ser tratada com um espermaticida para aumentar a proteção. É colocada sobre o pênis quando este estiver ereto. As camisinhas podem ter diferentes formas, cores, lubrificação, espessura, textura e espermaticida. Algumas das características da camisinha masculina são eficácia imediata, não interfere com a amamentação, pode ser usado como método de apoio para outros anticoncepcionais, sem efeitos negativos sobre a saúde, sem efeitos colaterais, amplamente disponíveis (farmácias e lojas), não precisa de receita ou avaliação médica e tem baixo custo. Algumas dicas no uso da camisinha são: usar uma camisinha nova em cada relação sexual, usar um espermaticida junto com a camisinha para que a eficácia e a proteção sejam máximas, não usar os dentes, faca, tesoura ou outro utensílio afiado para abrir o pacote. A camisinha deve ser desenrolada sobre o pênis ereto antes da penetração vaginal porque o líquido pré-ejaculatório contém espermatozóides adultos. Se a camisinha não tiver uma dilatação na extremidade (reservatório), deve-se deixar 1 ou 2cm para coletar o ejaculado. Retirar o pênis da vagina antes de perder a ereção, ao mesmo tempo segurando a base da camisinha (anel). Esta manobra evita que a camisinha escorregue ou derrame-se o sêmen. Cada camisinha deve ser usada uma só vez e após seu uso deverá ser descartada, colocando-a numa lata de lixo, vaso sanitário ou enterrando-a. Método de colocação do preservativo masculino Fonte: http://www.netiar.com.br/cgi-bin/comportamento

A camisinha feminina tem características parecidas com a masculina.Ela é inserida na vagina antes do coito. Evita que o esperma tenha acesso ao aparelho reprodutor feminino. Evita que os microorganismos passem de um parceiro a outro, ou seja, protege contra as DSTs. Algumas dicas na utilização da camisinha feminina são:usar uma camisinha nova em cada relação sexual. A camisinha feminina pode ser inserida até 8 horas antes da relação. Lavar as mãos com água e sabão. Remover a camisinha da embalagem. Não usar os dentes, faca, tesoura ou outro utensílio cortante ao abrir a embalagem. Segurar a camisinha com a extremidade aberta voltada para baixo. Usar o polegar e o dedo médio para comprimir o anel flexível do lado fechado de forma a torná-lo um oval estreito. Com a outra mão, afastar os lábios da vulva.Inserir o anel e a camisinha na vagina. Usar seu dedo indicador para empurrar o anel o mais profundamente possível na vagina.Inserir um dedo por dentro da camisinha até tocar a parte de baixo do anel. Empurrar o anel para trás do púbis. Assegurar-se de que o anel externo e parte da camisinha estão fora da vagina e sobre a vulva. Cuidar para que o pênis penetre no interior da camisinha e permaneça dentro dela durante o coito. Não utilizar a camisinha feminina ao mesmo tempo em que for utilizada uma camisinha masculina. Depois da retirada do pênis, torcer o anel externo e puxar delicadamente a camisinha para fora. Retirar a camisinha antes de ficar de pé. Algumas características dessa camisinha são: ela é Imediatamente eficaz, não afeta a amamentação, não interfere com o coito (pode ser inserida até 8 horas antes), pode ser usada como apoio para outros métodos, não causa riscos á saúde, não precisa de prescrição ou avaliação médica para ser utilizada e é controlada pela mulher.

Camisinha feminina Fonte: www.bela.terra.com.br

As pílulas anticoncepcionais são altamente eficazes quando tomadas diariamente. É importante lembrar que as pílulas não protegem contra as DSTs, por isso mesmo que a mulher esteja tomando a pílula, ela deve usar ou a camisinha feminina ou a masculina durante as relações sexuais. As pílulas devem ser receitadas pelo médico, portanto quando uma menina quiser se proteger contra a gravidez ela deve procurar o médico para que ele receite uma pílula, mas nunca esquecendo de usar a camisinha também.

Exemplo de cartela de píllula anticoncepcional Fonte: www.webciencia.com

Existem também os anticoncepcionais injetáveis, que são usadas principalmente por aquelas mulheres que esquecem de tomar a pílula todos os dias.Nesse caso, deve-se procurar o médico também para a correta utilização.

O DIU (dispositivo intra-uterino) é um corpo estranho colocado dentro da cavidade uterina para impedir a gestação.

A vasectomia é uma cirurgia que deixa o homem estéril, ou seja, não pode mais ter filhos.A laqueadura é uma cirurgia que deixa a mulher estéril. Esses dois métodos devem ser bem pensados, pois são irreversíveis.

Fontes bibliográficas:

  1. LOPES G.,GOODSON L.,CAVALCANTI S.Sexualidade e Ginecologia.1ª ed. Medsi Editora Médica e Científica,1995.
  2. MAGALHÃES M.L.C.,ANDRADE H.H.S.M.Ginecologia infanto-juvenil. 1ª ed. Medsi Editora Médica e Científica, 1998.
  3. SPEROFF L.,DARNEY P.D. Contracepção clínica e cirúrgica. Darney Editora Revinter, 1996.

Links relacionados:

www.educare.pt

www.medicina.ufmg.br

www.polis.org.br

www.cffh.pt

www.parentingteens.about.com

www.avert.org

Também no FANDOM

Wiki aleatória