FANDOM


Autor: Roger Seemann Bussmann

Colaboradores: Grégori C. Tondello e Felipe Westphal

Introdução

Influenza é uma infecção viral que afeta comumente o nariz, a garganta, os brônquios e, ocasionalmente, os pulmões.Também conhecida como gripe, ela é um infecção do aparelho respiratório e sua principal complicação são as pneumonias. O vírus da gripe faz parte da família dos ortomixovírus e possui três tipos de vírus: A, B e C.

Tipo A: Pode causar epidemias, pode afetar animais e está presente em todas a s faixar etárias. EX: H2N2, o H3N2 e o H1N1, causador da gripe suína.

Tipo B: Está presente apenas em humanos, pode causar epidemias e suas consequências são leves .

Tipo C: Gripe leve e não é um vírus com poder de epidemia.4


Estrutura do vírus

  1. Representa o RNA. O RNA do Influenza possui alta capacidade de mutação, logo a gripe se apresentas de formas diferentes.
  2. Espículas
  3. Capsídeo
  4. Envelope – envolve o capsídeo


Vírus.influenza1.gif

Fonte: http://www.adeusgripe.com.br/ovirus.html










Mecanismo de ação do vírus

O vírus da gripe entra no nosso organismo, principalmente através das mucosas, pele nariz e olhos. É através da mucosa do nariz que o vírus chega à corrente sanguínea. A presença do vírus pela mucosa nasal aumenta a produção de secreção e provoca a coriza. O vírus na corrente sanguínea chegam até as células, liberando seu RNA e transformando em DNA através da enzima transcriptase reversa. O DNA viral impede o funcionamento normal das células e produz outras cópias do vírus.


Período de incubação e Sintomas

Período de incubação:

A gripe apresenta um período de incubação curto, em média de 2 dias com intervalo de 4 dias.

O período de contágio inicia-se 1 a 2 dias e dura até 5 dias após o início dos sintomas.

Os principais sintomas da gripe são os seguintes:

Febre, calafrios, excesso de suor, tosse seca, dores musculares e articulares, fadiga, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído, irritação na garganta. Importante lembrar que não é preciso que todos os sintomas acima estejam presentes para caracterizar uma gripe, apenas alguns sintomas já são o suficiente. A gripe pode durar de uma a duas semanas e a febre dura entre três e oito dias. Uma complicação frequente da gripe é a pneumonia, que é causada pela bactérias do tipo pneumococos ou estafilococos. Sinusite, otite e bronquite podem ser outras complicações possíveis da influenza.



Vírus.influenza3.gif

Fonte: http://www.noticiaki.com/sintomas-da-gripe.html












Vacinação

A vacina é o melhor método de prevenção para evitar a gripe. A vacina contra a gripe normalmente é injetável e ela é elaborada a partir de vírus da influenza que são cultivados em ovos de galinha. A vacina consiste em cepas do vírus inativados e fracionados. Também possui na sua composição pequenas quantidades de timerosal e de neomicina. Por ser uma vacina feita com vírus inativado, pode ser administrada em pessoas com sistema imunológico deficiente e em gestantes sem risco para o feto. A vacina é importante em qualquer faixa etária, porém pessoas acima de sessenta anos tem prioridade. Portadores de doenças crônicas graves como insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças que causem deficiência no sistema imunológico devem ser vacinadas com urgência. Avacina da gripe tem a duração de um ano e mesmo estando vacinado é possível adquirir gripe, porém com menor gravidade e complicações.



Vírus.influenza2.gif

Fonte: http://www.corposaun.com/vacinacao-contra-h1n1-continua-em-municipios/9114/












Epidemiologia

A infecção pelo Influenza tem distribuição mundial e ela ocorre em todo mundo há mais de quatrocentos anos e possui grande transmissibilidade. O vírus da influenza tem uma característica de causar epidemias anuais recorrentes e, às vezes, até pandemias. Isso se deve a alta variabilidade genética e capacidade de adaptação do vírus. No hemisfério Norte, a gripe ocorre no inverno, nos meses de outubro a abril. No hemisfério Sul, ocorre nas estações de outono-inverno. Nos países de clima tropical a gripe pode existir em qualquer época do ano.


Grandes Pandemias causadas pela gripe

Alguns exemplos de pandemias por gripe são a gripe aviária de 2005 e a gripe A (também chamada de gripe suína) que afetou o mundo no ano de 2009, entre outras.


Gripe Espanhola:

Ela também é causada pelo vírus H1N1. Essa foi uma pandemia de 1918.Essa gripe foi considerada uma das mais potentes e mais devastadoras gripes da história, matando mais de 20 milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, mais especificamente no estado do Rio de Janeiro, morreram mais de 17 mil pessoas em um pequeno período de apenas 2 meses.


Gripe Aviária:

Gripe aviária (também chamada de gripe das aves em Portugal) é uma doença causada por uma variedade do vírus Influenza (H5N1) hospedado por aves, porém que pode infectar mamíferos. Foi identificada na Itália em torno de 1990, existe em todos os cantos do globo terrestre, concentrando-se hoje principalmente no sudeste asiático. Existem casos recentes na Turguia, Romênia e Inglaterra. O H5N1, vírus causador da gripe aviária, é um tipo de vírus Influenza, que é o responsável pela gripe comum. No ano de 2005 houve um surto de gripe que infectou pessoas no Vietnã, na Tailândia, na Indonésia e no Camboja.


Gripe A

A gripe suína (gripe A) é causada pelo vírus influenza A (H1N1). No ano de 2009 o vírus H1N1 abalou todas as partes do mundo, atingindo principalmente a América do Norte, causando muitas mortes. Os Estados Unidos e o México foram os países mais abalados. O período de incubação é de 24 horas a 3 dias. Interessante saber que pessoas com doenças crônicas ou com alguma deficiência imunológica são mais susceptíveis a contraírem a doença. A vacina contra H1N1 já está disponível para a população.


Gripe de Hong Kong

Ela foi a terceira pandemia gripe que ocorreu no século XX, especificamente no ano de 1968. Essa gripe se desenvolveu com o aparecimento de uma nova variação maior na hemaglutinina do vírus Influenza A (H3N2). No mês de outubro desse mesmo ano, a gripe chegou ao Oriente-Médio e mais tarde chegou na Europa. Logo após chegou nos Estados Unidos da América, sendo a Califórnia o local inicial da propagação dessa gripe nos EUA.



Referências

Disponível em: http://www.who.int/topics/influenza/en/ Acesso em 20 de nov. 2011.

Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1134 Acesso em 20 de nov. 2011.

CAMPOS,M. A gripe suína e o vírus influenza. Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/7393/1/A-gripe-suina-e-o-virus-influenza/Paacutegina1.html Acesso em 20 de nov. 2011.

Disponível em: http://www.adeusgripe.com.br/ovirus.html Acesso em 20 de nov. 2011

Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?221 Acesso em 20 de nov. 2011.

Fernandes,G; MARTINS,F;CASTIÑEIRAS,T. Centro de vacinação de adultos. Disponível em: http://www.cva.ufrj.br/informacao/vacinas/gripe-pr.html Acesso em 20 de nov. 2011.

ALMEIDA,F; BEREZIN,E. Influenza(gripe) sazonal em crianças. Disponível em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/2166/influenza_gripe_sazonal_em_pediatria.htm Acesso em 20 de nov. 2011.

MARTINS,E. Como foi a gripe espanhola de 1918 ?. Disponível em: http://hypescience.com/como-foi-a-gripe-espanhola-de-1918/ Acesso em 20 de nov. 2011.

Gripe aviária. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_avi%C3%A1ria Acesso em 20 de nov. 2011.

Gripe suína. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_su%C3%ADna Acesso em 20 de nov. 2011.

Gripe de Hong Kong. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gripe_de_Hong_Kong Acesso em 20 de nov. 2011.




Links Relacionados

Seasonal Influenza. Disponível em: http://www.cdc.gov/flu/about/qa/disease.htm


PY2GEA. Disponível em: Ahttp://www.py2gea.com.br/saude%20e%20cia/tudo_sobre_gripe_e_resfriado.htmlGripe H1N1 em crianças. Disponível em: http://brasil.babycenter.com/baby/saude/gripe-suina/

Artigo-Hora de se proteger contra a gripe. Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/ses/noticias/2011/abril/artigo-hora-de-se-proteger-contra-a-gripe

Flu SYMPTOMS WITH CROHN'S DISEASE. Disponível em: http://www.livestrong.com/article/151634-flu-symptoms-with-crohns-disease/

Gripe. Disponível em: http://www.drpereira.com.br/gripe.htm



--Roger Seemann Bussmann 22h49min de 1 de dezembro de 2011 (UTC)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória