FANDOM


Autora: Fernanda Simão Cenovicz

Colaboradores: Hilton Vidotti, Lucas Ramos, Vanderlei Stedile


Tabela de conteúdo

1 Introdução

Introdução

Promover a formação da imagem sobre a retina é uma das funções fundamentais do olho. Para tanto, há um sistema óptico conjugado de alta eficiência composto por duas lentes básicas, a córnea e o cristalino, além da íris com seu orifício pupilar no centro, um diafragma que controla a entrada da luz. Utiliza-se o termo emétrope ao olho com poder normal de refração, àqueles com algum tipo de erro de refração denomina-se amétrope, ou seja o individuo é portador de uma ametropia.

Morfofisiologia Ocular

O globo ocular ocupa um terço ou menos da cavidade orbital e é responsável pelo início do processo visual. O raio luminoso deve atravessar uma série de meios transparentes antes de alcançar a retina. O olho é composto por três túnicas: a túnica externa ou fibrosa, túnica média ou vascular e a túnica interna ou nervosa.

A túnica externa é composta pela esclera, córnea - responsável pelo maior poder refrativo do olho -, conjuntiva e limbo. A túnica media é composta pela coróide, corpo ciliar, íris com o orifício pupilar e seio camerular. A túnica interna é formada pela retina.

O olho ainda apresenta 3 câmaras: a câmara anterior - posterior à córnea e anterior à íris e ao cristalino e preenchida por humor aquoso; a câmara posterior - posterior à íris e anterior ao cristalino e corpo ciliar e preenchida por humor aquoso; e a câmara vítrea - limitada pela parte posterior do corpo ciliar e a retina e preenchida por humor vítreo.

Vícios de refração

A velocidade da luz no ar é de 300.000 km/seg e o índice de refração é calculado pela razão velocidade da luz no ar sobre velocidade da luz no meio. Refração é o desvio dos raios luminosos em interface angulada. Varia de acordo com a proporção entre os índices de refração dos meios e o grau do ângulo entre a interface e a onda incidente.

A medida do poder de refração da lente é chamado de dioptria. Quanto maior o número de dioptrias, maior o desvio da luz, sendo que o número de dioptrias corresponde a razão 1/distância focal em metros.Os componentes refrativos do olho são a córnea, a profundidade da câmara anterior, o cristalino e o comprimento axial.

Miopia

[1]Fonte:http://www.miopia.com.br/
MIOPIAPONTOCOM








Pode ser associada ao “olho fechado”. É a condição em que os olhos não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe. Nesta ametropia a curvatura da córnea está muito acentuada e o comprimento do olho maior do que o normal, sendo assim a formação da imagem se dá antes da retina.

A correção pode ser realizada com o uso de lentes divergentes. Em relação ao tratamento, 90% das pessoas que se submetem à cirurgia resolvem o problema e 10% precisarão de uma segunda cirurgia para aperfeiçoar os efeitos. O tratamento cirúrgico não pode ser realizado por quem tem ceratocone, glaucoma ou se tiver inflamação nos olhos, em fase de tratamento.


Hipermetropia Editar

[2]http://www.gilresendes.com/hipermetropia.html
Hipermetropiacom


É a condição em que os olhos não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão perto. Nesta ametropia a curvatura da córnea é muito baixa e o olho é pequeno no plano horizontal, desta forma a imagem visual foca atrás da retina. A correção pode ser realizada com lentes convergentes ou tratamento cirúrgico.

Astigmatismo

[3]http://atualizei.com/astigmatismo-e-cirurgia-a-laser/
Visão-astigmatismo

Nesta ametropia o olho é mais oval com a curvatura da córnea maior em uma das direções e a visão é representada por figuras longilíneas. Distorce a visão para perto e pode distorcer a visão para longe. Irregularidade na curvatura da córnea ou do cristalino podem levar ao astigmatismo.



Os raios de luz não chegam sempre ao mesmo ponto na retina e a imagem levada ao cérebro torna-se deformada, distorcida ou desfocada, desta forma a imagem fica borrada As queixas freqüentes são dor de cabeça, sensação de ardor nas vistas e hiperemia conjuntival.


Presbiopia

[4]Fonte:http://milanoocchiali.wordpress.com/tag/presbiopia/

Presbiopia-lendo

É a vista cansada, acomete geralmente adultos com mais de 40 anos e é decorrente do enfraquecimento do poder de acomodação para a visão de perto devido à perda da elasticidade do cristalino. Os principais sinais são a dificuldade para leitura com maior nitidez e conforto, a aproximação de luz para enxergar melhor, a necessidade de afastar objetos para poder objetivar uma visão adequada.

Ambliopia

É também chamado de “Olho preguiçoso” por ser uma disfunção oftálmica caracterizada pela redução ou perda da visão num dos olhos, ou mais raramente em ambos, sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural. As causas frequentes são estrabismo e ptose, sendo que atinge 3,6% das crianças, sendo que 2% das crianças são estrábicas. Um dos métodos para a correção da ambliopia é o uso de tampão.

Referências Bibliográficas

Sociedade Brasileira de Anatomia. Comissão Federativa da Terminologia Anatômica, Terminologia Anatômica Internacional. São Paulo: Manole; 2001.

Dantas AM. Anatomia funcional do olho e seus anexos. Rio de Janeiro: Colina; 2002.

Oftalmología Clínica, Jack J. Kanski

Manual Merck – 17° edição

Eyeatlas - Online Atlas of Ophthalmology

Ophthalmology Atlas, A Pocket Textbook Atlas – G. Lang

Oftalmologia, Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar – Paulo Schor, Wallace Chamon e Rubens Belfort, editora Manole

SMITH E. and KAHAN S. – Sinais e Sintomas Em uma Página. Editora Guanabara Koogan Rio de Janeiro 2005.

Links relacionados

SBO - Sociedade Brasileira de Oftalmologia: http://www.sboportal.org.br

CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia: http://www.cbo.com.br

SBAO – Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia: http://www.sbao.com.br

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória